top of page

CARTA ABERTA A TODOS OS IRMÃOS

Leia a manifestação do Venerável Mestre da ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência 4459, GOB-PR, a respeito do retorno das atividades.

ree

Pr∴ nº. 01/2022 – CARTA ABERTA


Curitiba, 19 de janeiro de 2022, da E∴V∴


Estimados Irmãos,


Temos experimentado momentos duros nestes dois anos que se passaram, desde que uma notícia proveniente da China subjugou o mundo ao temor e à morte.


Durante esses dois anos a sociedade viu-se na necessidade de decidir a partir de valores que transcendem ideologias políticas, econômicas e/ou religiosas. Vimo-nos todos na obrigação de pautar nosso caminhar pela ciência e pela razão. E, diariamente, tivemos que encontrar coragem para não desistir, pese a perda de milhões de vidas ao redor do mundo.


621 mil brasileiros e brasileiras que não tiveram a chance que nós tivemos, de contar com uma saída para enfrentar todo esse mal.

Próximo a nós, ouvimos da partida de amigos e familiares. Não foram poucas as vezes que ouvimos a notícia de que um irmão da nossa Loja confirmou estar com covid. Tivemos irmãos na UTI e vimos como nosso sistema de saúde sendo bom, também chegou à beira do colapso, em razão ao egoísmo ou por uma - não pouca - parcela da população que ainda dá ouvido a vozes que nada mais buscam propagar o caos em uma sociedade que se alimenta pela entropia política.


Na data que escrevo esta mensagem – dia 17 de janeiro de 2022 – 50,3% da população mundial já foi totalmente vacinada e 59,5% já tomaram pelo menos uma dose das diferentes vacinas que circulam no mundo. 5,54 milhões de pessoas morreram em razão da pandemia, talvez sem dar um “adeus” ou um “último beijo” a quem mais amavam. Despedidas por vídeo chamada não foram incomuns. Desses pouco mais de 5 milhões de mortos, 621 mil são de brasileiros e brasileiras.


621 mil brasileiros e brasileiras que não tiveram a chance que nós tivemos, de contar com uma saída para enfrentar todo esse mal.


Sei que entre os que leem esta mensagem há alguns que ainda não se vacinaram. Por quê? Quais são as vozes que precisamos alçar para reforçar a urgência de tomar a vacina? Que outros argumentos precisamos reafirmar? Há muitos que acreditam nas informações espalhadas pelas redes sociais; não temos como julgar essas atitudes. Gostaria de trazer muitos argumentos, extraídos de sites oficiais de laboratórios e centros de pesquisa científicas de vários países do mundo, mas isso iria adiantar se não estivermos abertos à ciência e à razão?


Devemos compreender que pese a que as farmacêuticas tenham fama de oportunistas e gananciosas, isto não significa que seus remédios sejam ineficazes ou careçam de critério científico.


Que há décadas a produção de vacina fosse tão demorada a partir da etapa de testes até a aprovação, não significa que na atualidade seja impossível maior celeridade. A ciência cresce exponencialmente, a tecnologia de meses atrás (inclusive, a tecnologia das vacinas) já não é a mesma de hoje, dia 17 de janeiro. Tudo isso, graças, inclusive, à tecnologia de dados.


Por essa razão, além de apelar à necessidade de tomar essa decisão pautada em ciência e não em notícias sem fonte real ou devidamente comprovada pelos órgãos oficiais, também fazemos um apelo fraterno em prol de uma atitude de responsabilidade.

Sites no Brasil como a do Butantan e Fiocruz, trazem informações relevantes que convido os Irmãos para ler, pois os argumentos favoráveis são muitos. Importante frisar que a comunidade científica global concorda e chancela as medidas tomadas pela maioria dos governos ao redor do mundo para o enfrentamento da pandemia, como isolamento social e vacinação. Será que toda a classe científica global, de países tão diversos e cujas ideologias nacionais, às vezes antagônicas uma da outra, estejam de acordo por forças desconhecidas, colocando em risco suas vidas e dos seus próprios entes amados?


Neste horário, sinceramente, não sei como argumentar, quando os argumentos são muitos e ainda assim há quem não queira ouvir!


Mas e você? Por que ainda não se vacinou? Nosso apelo não é só racional, é afetivo. Preocupamo-nos por cada um de vocês, pois não à toa chamamos você de irmão.


Em breve, voltaremos às atividades das nossas lojas e precisamos tomar consciência da importância da vacinação.


Por essa razão, além de apelar à necessidade de tomar essa decisão pautada em ciência e não em notícias sem fonte real ou devidamente comprovada pelos órgãos oficiais, também fazemos um apelo fraterno em prol de uma atitude de responsabilidade.


Deixo aqui três sites oficiais que podem ajudar a esclarecer algumas das dúvidas e iluminar a razão diante da escuridão de notícias falsas e informações manipuladas para criar o caos.


Desta vez não escrevo a partir de uma mera opinião, o faço pautado na razão, na ciência e nos milhões de dados públicos de diferentes países que comprovam que SIM! A VACINAÇÃO É O MELHOR CAMINHO para essa guerra que o ser humano teve que enfrentar e que queremos todos vencer!



https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-fato-fake


https://www.conass.org.br/vacinacovid19/


https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sua-saude/informacoes-sobre-doencas/informacoes-coronavirus




Fraternalmente,


Rogério Mendes Pereira Júnior

Venerável Mestre

ARLS Cavaleiros da Arte e da Ciência N.º 4459

 
 
 

Comments


A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros da Arte e da Ciência nº4459

Sessões nas 2ª e 4ª segundas-feiras 

Grande Oriente do Brasil - Paraná.

Rua Pedro Huk 87 - Uberaba

CEP: 81.550-230

Curitiba/PR.

Sites de Referência

clarice032018_b.fw.png

Contato

Obrigado pelo seu contato!

Ao enviar o e-mail você declara que concorda com a coleta e tratamento dos seus dados pessoais pela CAC, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

© 2021 Cavaleiros da Arte e da Ciência 4459.

bottom of page